og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Santa Catarina

Santa Catarina é destaque no Ideb com primeiro lugar em 6 das 10 avaliações

Santa Catarina foi um dos estados com maior destaque nesta edição. Foto: Divulgação.

O governo federal divulgou na sexta-feira (16) os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referentes ao ano de 2021. Santa Catarina foi um dos estados com maior destaque nesta edição e alcançou o primeiro lugar em 6 das 10 avaliações feitas com os estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

O principal indicador do Ideb é o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), uma prova aplicada a cada dois anos com os estudantes. Essa nota é multiplicada pela taxa de aprovação escolar dos alunos, que nesta edição inclui discrepâncias por conta do período da pandemia.

Resultados de SC nas provas (Saeb)

2° Ano: Primeiro lugar na prova de língua portuguesa e de matemática.
5° Ano: Segundo lugar na prova de língua portuguesa e matemática.
9° Ano: Primeiro lugar em todas as provas: português, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.
Ensino Médio: Avanço do sexto para o terceiro lugar na prova de matemática e crescimento de oitavo para quarto lugar na prova de português.

Santa Catarina foi um dos primeiros Estados a retornar às atividades presenciais no início de 2021. Por isso, adotou a possibilidade de reter os estudantes, enquanto a maioria dos Estados optou pela aprovação automática. Como Santa Catarina foi um dos poucos Estados a reprovar estudantes, a comparação das taxas de aprovação e do Ideb entre os Estados envolve medidas diferentes. O indicador mais neutro de avaliação é o resultado das provas do Saeb, aplicadas em todos os Estados.

Resultado de SC no Ideb

Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Maior Ideb do país, com índice de 6,5.
Anos Finais do Ensino Fundamental: Quarto lugar em 2021, com Ideb de 5,3.
Ensino Médio: Índice de 3,9, por conta da retenção de estudantes na mesma série.

Santa Catarina reteve os estudantes do nono ano do Ensino Fundamental e do terceiro ano do Ensino Médio, caso o não desenvolvimento de aprendizagens essenciais fosse identificado no Conselho de Classe. Portanto, o índice do Ideb de Santa Catarina reduziu, apesar do resultado das provas ter sido destaque e um dos melhores do país.

Para reforçar a permanência dos alunos na escola foi criado o Bolsa Estudante, política pública garantida até o fim de 2024, na qual 57 mil estudantes do Ensino Médio estão recebendo auxílio de R$ 6.250 neste ano, caso tenham ao menos 75% de frequência. A implementação do Novo Ensino Médio, a ampliação das formações continuadas para professores e os investimentos em novos equipamentos de tecnologia também têm o objetivo de qualificar o ensino e já apresenta resultados.

*IDEB. 

Grazielle Delfino


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo da Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos - Edição 07

17/09/2025

Conexão Berlanda - Edição 01

17/09/2025

Últimas Notícias