Um homem de 45 anos foi preso na tarde de terça-feira (01), após ser flagrado dirigindo embriagado no Centro no município de Lebon Régis. A ocorrência foi atend...
Quando o assunto é pneu, o quesito segurança já vem à mente. Segurança não tem preço, mais ainda quando se estende à família, seu bem estar e integridade. Também quando se fala em pneu, vem à mente investimento, gasto ou despesa, depende como a situação é encarada.
Como se sabe, os pneus não são itens baratos, partem de 250.00, e o valor sobe mediante tamanho do aro, medida, marca, modelo do pneu bem como o automóvel que será aplicado. Lembramos que o limite mínimo de desgaste é de 1.6mm, abaixo disso pode ser considerado pneu careca.
Uma “novidade”, nem tão nova assim é o ato de frisar, ou riscar os pneus. O procedimento é feito em borracharias, onde um equipamento próprio para tal desenha os sulcos que já quase sumiram devido ao desgaste da banda de rodagem. A ferramenta possui uma lamina similar a um formão daqueles usados para esculpir na madeira, porém esta é quente, para facilitar a retirada do filete da borracha que irá formar o novo sulco. Como é retirado mais borracha do que já se consumiu com o desgaste, a estrutura do pneu ficam mais frágeis, as camadas de lona muitas vezes ficam aparentes, deixando o mesmo mais frágil e propício a estourar.
O “serviço” custa até 10% do valor de um pneu novo, muito atrativo, ainda mais nesta época, com o litro da gasolina custando quase R$ 8.00 em média se torna difícil de encher o tanque, quanto mais trocar um jogo de pneus novos.
Economia à parte, o que poucos sabem é que tal procedimento é proibido, embora ainda não exista uma lei específica para punir quem risca ou comercializa pneus riscados, mas já há projeto de lei aprovado.
Porém ao motorista que for pego rodando com pneus desse tipo, bem como pneu gasto, abaixo da especificação ou em más condições este será autuado, a infração é grave, prevê multa de R% 195.23 e cinco pontos na CNH. O documento ou até o veículo pode ser retido até que a situação seja regularizada, ou seja, até que o dono substitua os mesmos.
Já na linha pesada, caminhões este processo é permitido e até recomendado, mas falaremos em outra oportunidade.
Para concluir, não adquira pneus frisados nem mande frisar os seus. Num primeiro momento se faz uma economia, mas que pode terminar com desfecho desagradável, resultando em acidente.
“Use o cinto de segurança”
17/09/2025
17/09/2025
Na tarde desta terça-feira (29), a Polícia Militar de Lebon Régis cumpriu um mandado de busca e apreensão de um adolescente durante uma audiência de justificaçã...
01/10/2025
No sábado (27) por volta das 17h e 05min, ocorreu um atropelamento de um homem de 26 anos na estrada velha ligando Curitibanos a São Cristóvão do Sul. Conforme...
29/09/2025
A Polícia Militar cumpriu quatro mandados de prisão entre os dias 10 e 12 de setembro no município de Curitibanos. As ações ocorreram em diferentes bairros da e...
14/09/2025