Realizado no último sábado (4), o Dia D do Outubro Rosa, promovido pela Secretaria de Saúde, mobilizou as unidades básicas de saúde (UBSs) de Curitibanos para a...
Realizado no último sábado (4), o Dia D do Outubro Rosa, promovido pela Secretaria de Saúde, mobilizou as unidades básicas de saúde (UBSs) de Curitibanos para ação voltada ao cuidado e à prevenção da saúde da mulher. Durante as atividades, foram realizados 787 procedimentos entre as unidades da Cohab II, São José, Bom Jesus, Getúlio Vargas e Unidade Central – PAMI.
Os atendimentos incluíram agendamento de exame de mamografia, exame de papanicolau (preventivo de câncer de colo de útero), avaliação odontológica, verificação de pressão arterial e glicemia capilar e testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites B e C. Os procedimentos mais realizados foram os testes rápidos, com 144 coletas realizadas, e os exames preventivos, que somaram 143 procedimentos, ambos fundamentais para o diagnóstico precoce de doenças.
A Secretaria de Saúde segue realizando os exames nas UBSs conforme agenda, e o PAMI tem livre demanda de atendimento durante todos os dias para realização dos procedimentos, reforçando a importância do autocuidado.
Outubro Rosa é um movimento celebrado anualmente com objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.
Para o Brasil, a estimativa foi de 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Esse tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.
*Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Curitibanos.
08/10/2025
17/09/2025
Na última quarta-feira (02), o Grupo Amigos da Vida, de Ponte Alta do Norte, celebrou com muita alegria o Dia Nacional do Idoso, em um evento organizado pela Pr...
04/10/2025
Na tarde desta terça-feira (29), a Polícia Militar de Lebon Régis cumpriu um mandado de busca e apreensão de um adolescente durante uma audiência de justificaçã...
01/10/2025
No sábado (27) por volta das 17h e 05min, ocorreu um atropelamento de um homem de 26 anos na estrada velha ligando Curitibanos a São Cristóvão do Sul. Conforme...
29/09/2025