og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Curitibanos

Madeireiras da região podem entrar em férias coletivas devido a taxação do governo dos Estados Unidos anunciada para agosto

Foto: IA/Divulgação.

A taxação de 50% sobre os produtos importados do Brasil, anunciada pelo presidente Donald Trump, já coloca a indústria da madeira de Curitibanos e região em alerta, pois grande parte dos produtos das indústrias madeireiras da região são exportados para os Estados Unidos. Existe a possibilidade de algumas empresas entrarem em férias coletivas.

O Sindicato da Indústria Florestal de Curitibanos (SIFC), principal representante do setor na região, fez reunião com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), para saber quais as ações que podem ser tomadas nesta situação. O presidente da FIESC, Mário César de Aguiar, esteve reunido com o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, defendendo que se mantenham as negociações com diálogo construtivo, sem retaliações, com o governo norte-americano.

Na região de Curitibanos, as indústrias da madeira são responsáveis por mais de 50% da economia, gerando renda e emprego.

– Nossa vocação é a madeira, um dos setores mais prejudicados pelas tarifas. Com um impacto que representa quase cinquenta por cento da arrecadação, sabemos que, quando a indústria vai bem, o comércio e os serviços também acompanham, há um fluxo que movimenta a economia local. Com essa medida, nossas indústrias vivem um momento de incerteza, e nossas negociações com clientes americanos tornam-se mais difíceis, já que esse aumento reduz nosso poder de preço – destaca o presidente do SIFC, Geanpaulo Pasa.

Ainda com incertezas sobre as negociações com o governo Americano, existe uma especulação de que algumas empresas já sinalizam a possibilidade de férias coletivas para manter os empregos e minimizar os danos econômicos.

Na próxima quinta-feira (24) vai ser realizada uma reunião entre o SIFC e SINTICOM (sindicato dos trabalhadores), para avaliar sobre a possibilidade de férias coletivas para as indústrias que optarem por esta medida.

 

 

Samuel Ferreira


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo da Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos - Edição 07

17/09/2025

Conexão Berlanda - Edição 01

17/09/2025

Últimas Notícias