O comércio de Curitibanos estará aberto no feriado da Padroeira do município, na próxima segunda-feira, 8 de dezembro. A decisão segue o acordo firmado entre o...
Uma determinação de 2023 (porém ainda desconhecida para muitos) do Supremo Tribunal Federal (STF), permite que condutores inadimplentes tenham a sua carteira nacional de habilitação bloqueada ou suspensa. A decisão do Supremo estabelece que a retenção do documento de dirigir e tem como objetivo incentivar de uma forma mais incisiva que o devedor quite suas pendencias financeiras.
Porém a suspensão do documento de dirigir só ocorre após todas as alternativas de negociação se esgotarem, quando se o devedor já teve valores e banco bloqueados ou bens penhorados, por exemplo.
Ainda assim, só acontece após a determinação de um juiz após um processo. O devedor já tenha sido notificado previamente e tendo a oportunidade manifestar-se antes da execução da penalidade.
Sendo assim, o bloqueio, a suspensão da CNH não é uma ação arbitraria, pois a justiça avalia o caso e determina, aí sim, a medida é aplicada.
Portanto, não é simplesmente de repente perder a carteira de motorista. A lei não permite nem prevê isso. Porém, como citado acima é seguido um passo a passo, de acordo com a legislação prevê.
Embora esta página não seja de economia ou finanças, entendi que o assunto é pertinente, pois trata da documentação do direito de dirigir.
Respeite as leis de Trânsito!
03/12/2025
21/11/2025
A Polícia Militar de São Cristóvão do Sul atendeu na madrugada de segunda-feira (01), uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva de urgência. A ação f...
03/12/2025
A Polícia Militar atendeu na tarde deste sábado (29), uma ocorrência de homicídio doloso tentado em um estabelecimento comercial no município de Lebon Régis. O...
02/12/2025
Na última semana, a Polícia Militar de Curitibanos cumpriu um mandado de prisão contra um homem procurado pela Justiça pelo crime de furto. Durante patrulhament...
09/11/2025