A atuação integrada das guarnições do 33º Batalhão de Polícia Militar resultou na apreensão de uma carga ilegal de vinhos na tarde desta segunda-feira (02) em C...
A corporação vem ampliando o uso de aplicativos de chamada de vídeo e integrando mapas que permitem aos bombeiros localizar as ocorrências com mais precisão. Foto: CBMSC.
O avanço das tecnologias está presente nas ações de atendimento à população realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). A corporação vem ampliando o uso de aplicativos de chamada de vídeo e integrando mapas que permitem aos bombeiros localizar as ocorrências com mais precisão, além de informar a distância para o atendimento.

Com o aprimoramento da ferramenta, o atendente que recebe a chamada pelo 193 consegue visualizar, em uma mesma tela, a localização da ocorrência e todos os recursos de atendimento disponíveis nas proximidades. É possível, por exemplo, verificar se há algum hidrante próximo, no caso de incêndios, ou, em situações de Atendimento Pré-Hospitalar, identificar se há um quartel ou posto de guarda-vidas que possa prestar atendimento mais rápido enquanto a ambulância da corporação se desloca para o local.
“Temos o compromisso, junto ao Governo do Estado, de ampliar e qualificar o uso das tecnologias para garantir um atendimento de excelência à população. Com este sistema, conseguimos reduzir o nosso tempo de resposta nas ocorrências e mantemos o nosso compromisso de salvar vidas”, destaca o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos das Neves.
O mapa também está integrado às câmeras de monitoramento Bem-Te-Vi, que realizam o monitoramento das ruas, possibilitando que, caso a ocorrência esteja acontecendo em um local visível, a situação seja observada de forma mais clara e detalhada. Outra ferramenta que está sendo utilizada é o rastreamento das viaturas. Agora, os bombeiros em serviço ativam a localização através do aplicativo CBMSC Cidadão, permitindo que o deslocamento da viatura seja monitorado em tempo real e a estimativa de chegada informada ao solicitante.
O capitão Marco Aurélio Lino Massarani Costa, chefe do Centro de Softwares de Emergência do CBMSC, explica que essa é uma evolução das ferramentas. “Com esses mapas integrados, temos uma resposta ainda mais ágil às ocorrências. Desta forma, o regulador do COBOM consegue direcionar os melhores recursos para o atendimento. Além disso, a identificação do local de onde a chamada está sendo realizada nos permite realizar uma orientação melhor nos casos de trote, possibilitando que façamos um retorno da chamada e observemos quando a ligação vem de uma localização recorrente”, explica.
Outro recurso que tem sido cada vez mais utilizado são as chamadas de vídeo. Esse formato permite que, em casos como engasgamento ou paradas cardiorrespiratórias, o bombeiro oriente o acompanhante da vítima enquanto a guarnição se desloca para o local da ocorrência.
*Assessoria de Imprensa CBMSC.
14/01/2026
08/01/2026
A Polícia Civil de Santa Cecília, prendeu um homem de 38 anos que estava com mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo. A ordem judicial foi expedida pelo...
01/02/2026
A Polícia Militar prendeu um homem de 28 anos na tarde da última sexta-feira (23) após agredir sua irmã no Centro em São Cristóvão do Sul. A PM chegou no local...
28/01/2026
A Polícia Militar prendeu no início da noite deste sábado (24) por volta das 18h e 27min, um homem de 23 anos acusado de agredir a própria companheira no bairro...
28/01/2026