O comércio de Curitibanos estará aberto no feriado da Padroeira do município, na próxima segunda-feira, 8 de dezembro. A decisão segue o acordo firmado entre o...
Os elétricos estão chegando, nas ruas já nos deparamos com eles, a eletrificação automotiva em nosso país já é realidade, até então não tinha publicado algo sobre o tema. É uma tendência mundial, uma alternativa de energia limpa, renovável, porém até então disponível a uma parcela de consumidores, no caso, os mais abastados, já que os preço de um carro elétrico não é nada modesto.
Mas o Brasil já estaria estruturado para comportar a frota de veículos elétricos?
Ainda há um grande caminho a ser percorrido, a começar pelas unidades de recarga, que precisa acompanhar o crescimento das demanda dos mesmos.
“De acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, em 2023, foram vendidas 19.310 unidades de carros elétricos. Um aumento de 128% em relação a 2022, quando foram emplacados 8.458 veículos”. Fonte: Garagem 360
Os números de 2023 representam 0,9% da frota e a perspectiva da Anfavea é que em 2024 as vendas superem as 24 mil unidades, chegando a uma participação de 1,04% entre todos os veículos vendidos no país.”
O crescimento da demanda está sendo impulsionado pelas marcas chinesas, no caso da BYD, com o modelo Dolphin EV, que teme somente no ano passado 6.812 unidades vendidas. É um número significativo, pois na ocasião a marca fora lançada há poucos meses.
Atualmente, cerca de 78.100 veículos elétricos circulam em nosso país, dos quais 40.600 são veículos leves ou de passeio (Números da ABVE – Associação Brasileira de Veículos Elétricos) de maio deste ano.
Se continuar no mesmo ritmo, a projeção para 2025 a frota de elétricos deve passar dos 100 mil já em janeiro, levando em conta a projeção da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), podendo atingir o percentual de 3.3% da frota de veículos em circulação.
“Uma pesquisa conduzida pela Bright Consulting revelou que existem 4.230 unidades de carregadores públicos disponíveis no Brasil. A maioria, 1.121 pontos, está instalada no estado de São Paulo.
Dividindo o número de carros pela quantidade de postos de recarga, há 1 carregador público para 18,4 veículos eletrificados. Se levarmos em conta apenas os automóveis, da pouco mais 9,5 carros por carregador”. Fonte: Garagem 360
Até então podemos dizer que é suficiente, mas com o ritmo de crescimento crescente da demanda, o pais pode sofrer com a escassez de pontos de recarga.
Vamos aguardar os números se confirmarem, e as medidas quais serão as medidas a serem tomadas para a adequação da quantidade e o cumprimento da demanda.
03/12/2025
21/11/2025
A Polícia Militar de São Cristóvão do Sul atendeu na madrugada de segunda-feira (01), uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva de urgência. A ação f...
03/12/2025
A Polícia Militar atendeu na tarde deste sábado (29), uma ocorrência de homicídio doloso tentado em um estabelecimento comercial no município de Lebon Régis. O...
02/12/2025
Na última semana, a Polícia Militar de Curitibanos cumpriu um mandado de prisão contra um homem procurado pela Justiça pelo crime de furto. Durante patrulhament...
09/11/2025