Foi aprovado por todos os vereadores o Projeto de Lei 139/2025 de autoria do Executivo, que proíbe a venda e consumo de bebidas alcoólicas nas áreas internas e...
Itajaí sedia, nos dias 17 e 18 desse mês, o 6° Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes, principal evento de tecnologia e inovação voltado para Prefeituras do Estado. A Associação de Municípios da Região do Contestado (AMURC) é uma das apoiadoras do Congresso, que acontecerá no Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Tecnologia (Setec). A Federação dos Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), a União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC) e demais associações regionais de municípios também são apoiadoras da iniciativa.
Com a presença de prefeitos, gestores e servidores de toda Santa Catarina e outros dois estados, o foco do encontro é tratar sobre como aprimorar e aperfeiçoar os serviços públicos prestados ao cidadão por meio de novas tecnologias, conforme ressalta o diretor da RCD, José Marinho: “O objetivo é abordar tudo que tem sido feito para melhorar os serviços públicos e a vida das pessoas através do uso estratégico da tecnologia e inovação”.
Para o presidente da AMURC e prefeito de Curitibanos, Kleberson Lima, a tecnologia não é apenas importante, mas fundamental para a modernização e eficiência da gestão pública: “Ela permite uma comunicação mais direta com os cidadãos, possibilitando o acesso a informações e serviços de forma rápida e fácil. Em Curitibanos, por exemplo, temos diversos serviços tecnológicos que auxiliam na gestão, entre eles o TechEducação e o aplicativo Conecta Curitibanos”, explica ele. “Estamos empenhados em adotar cada vez mais soluções tecnológicas que melhorem a qualidade de vida dos nossos munícipes e otimizem a administração de Curitibanos”, completa Lima.
O prefeito também destaca a importância do Congresso Catarinense para o compartilhamento de experiências, trazendo novas tendências para as demais prefeituras. “Vejo esse evento como uma oportunidade para compartilhar conhecimentos, trocar experiências e discutir desafios em conjunto. A AMURC tem orgulho de apoiar e participar ativamente desse congresso, pois acreditamos que somente por meio da união e do compartilhamento de ideias poderemos desenvolver soluções eficazes para as questões que impactam as nossas cidades da região, garantindo cada vez mais desenvolvimento aos munícipes”.
Programação - O evento traz as ações desenvolvidas por diversas prefeituras, como da cidade sede Itajaí, Palmitos, Gravataí (RS), Guaratuba (PR), Porto Belo, Concórdia, Florianópolis e Timbó. A Coordenadora do curso de Ciência da Computação, Cursos Superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência de Dados na Univali e professora de inteligência artificial em ciência da computação e computação aplicada, Dra. Anita Maria da Rocha Fernandes, também falará sobre “As Tendências Mundiais no que Tange a Inteligência Artificial e as Cidades Inteligentes”.
As inscrições são gratuitas para servidores públicos e universidades e devem ser feitas pelo http://sympla.com.br/rcd
Soluções Para as Cidades Inteligentes - Uma feira de soluções tecnológicas também acontece paralela ao ciclo de palestras. Os gestores poderão conhecer ferramentas voltadas para diversas áreas da administração pública, disponibilizadas pelas empresas 1Doc, Aprova Digital, IGTECH, Softplan, Altbit, Google Partner, Betha Sistemas, Evolution Tecnologia Funerária, Topocart, VoxCity, Due Laser, Ahgora, Segeagle, Lépi, Virtual Automação e Portal de Compras Públicas. Ibis e Ibis budget Navegantes Itajaí são os hotéis oficiais do evento.
Prefeitos Inovadores – Durante o Congresso, a Rede Cidade Digital também realiza a entrega do título de Prefeito Inovador 2023 no Estado. Para a seleção e o reconhecimento, são considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades. Ao todo, 18 prefeitos comparecerão para o reconhecimento do título.
O 6º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes também é apoiado pela AMFRI, AMURES, AMESC, AMREC, AMARP, AMURC, GRANFPOLIS, AMAVI, AMPLANORTE, AMVALI, AMMOC, AMERIOS, AMUREL, AMNOROESTE, AMAUC, AMVE e AMOSC.
*Rede Cidade Digital.
17/09/2025
17/09/2025
Na tarde desta terça-feira (29), a Polícia Militar de Lebon Régis cumpriu um mandado de busca e apreensão de um adolescente durante uma audiência de justificaçã...
01/10/2025
No sábado (27) por volta das 17h e 05min, ocorreu um atropelamento de um homem de 26 anos na estrada velha ligando Curitibanos a São Cristóvão do Sul. Conforme...
29/09/2025
A Polícia Militar cumpriu quatro mandados de prisão entre os dias 10 e 12 de setembro no município de Curitibanos. As ações ocorreram em diferentes bairros da e...
14/09/2025