og:image
×

REGIÕES

Curitibanos Ponte Alta do Norte São Cristovão do Sul

NOTÍCIAS

Expocentro Fique Ligado Segurança Santa Catarina Brasil
Curitibanos

1ª Corrida de Orientação em Curitibanos com participação de bombeiros e civis

Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação.

O 2º Batalhão de Bombeiros Militar promoveu, neste sábado (27), a 1ª Corrida de Orientação do batalhão em Curitibanos. O evento, realizado em parceria com a Associação de Bombeiros Comunitários de Curitibanos e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – campus Curitibanos, reuniu 36 duplas formadas por bombeiros militares, comunitários, voluntários e também civis vindos de diferentes regiões de Santa Catarina.

A atividade teve como objetivo estimular o preparo físico, o raciocínio estratégico e o trabalho em equipe, por meio de um percurso desafiador com trechos de mata fechada, áreas abertas e açudes. Ao todo, 17 pontos de controle foram distribuídos pelo terreno, em uma distância prevista de aproximadamente 5 quilômetros — que poderia se estender até 10 km, dependendo da rota escolhida por cada equipe.

Segundo o coordenador do evento, Major, Renan Cesar Vinotti Ceccato, que também preside a Coordenadoria de Busca Terrestre do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, os participantes utilizaram cartas topográficas e bússolas para se orientar, aplicando técnicas similares às utilizadas em missões reais de busca e resgate.

– A corrida exigiu mais do que condicionamento físico. Foi preciso concentração, planejamento e domínio das técnicas de navegação terrestre – explicou o oficial.

A iniciativa também teve caráter de integração entre os diversos segmentos da corporação e a comunidade. O Comandante do 2º Batalhão de Bombeiro Militar de Curitibanos, Tenente-Coronel André Luis Hach Pratts, destacou o sucesso da ação e adiantou que o evento deve se tornar parte do calendário anual do batalhão.

– A corrida de orientação reforça valores importantes como disciplina, superação e cooperação, que são essenciais para o trabalho do bombeiro e também para a vida em sociedade – afirmou.

Além do desafio esportivo, o evento proporcionou momentos de confraternização e aprendizado entre os participantes, fortalecendo a cultura de preparo técnico e físico para situações de emergência, com foco na segurança e no espírito de equipe.

Samuel Ferreira


Veja também

Comentários

Carregando do Facebook...
Vídeos da Semana

Informativo da Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos - Edição 07

17/09/2025

Conexão Berlanda - Edição 01

17/09/2025

Últimas Notícias